IC – Clinica de Ortopedia em Jundiaí

Dor Facetária

Pequenas articulações, chamadas facetas, localizadas na parte de trás da coluna vertebral.Sua função principal é proporcionar estabilidade rotacional.

São sintomas dolorosos resultantes do desgaste das facetas. Ador facetaria pode ser cervical ou lombar.

Tratamentos

Os tratamentos indicados são Cirurgia de atrodese minimamente invasiva, denervação Facetária por Rádio-Frequência e infiltração facetária.

Escoliose

Trata-se de um desvio da curvatura da coluna vertebral.Há vários tipos como a idiopática congênita, neuromuscular, degenerativa, secundária.

Vão varias em cada indivíduo,mas entre os principais estão a inclinação do corpo inteiro para um lado, as costelas e ombros com alturas diferentes.

Tratamentos

O diagnóstico pode ser feito via radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. O tratamento divide-se em observação, uso de colete e cirurgia.

Lombalgia​

É a dor que ocorre na região lombar e que se irradia para uma ou ambas as nádegas e;ou para as pernas na distribuição do nervo ciático.

Pode ser aguda )duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses). O médico tem papel fundamental no diagnóstico e necessita sobretudo de uma história detalhada da dor, fatores associados e um exames físico meticuloso para um correto diagnóstico.

Tratamentos

O diagnóstico pode ser feito via radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.O tratamento divide-se em observação, uso de colete e cirurgia.

Sacroileíte

Inflamação das articulações sacro ilíacas que conectam a parte inferior da coluna com a pélvis.

Causa dor e desconforto em movimentos da coluna. Entre as causas comuns estão trauma, artrite degenartiva, processos infecciosos, reumáticas (espondilite anquilosante) e sobrecargas. Tratamento é feito basicamente comremédios analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e sessões de fisioterapia.

Tratamentos

O diagnóstico pode ser feito por exames dos sinais clínicos ao pressionar a crista ilíaca, e de exames de imagem, como o raio-x e a cintilografia, por exemplo. Os tratamentos indicados são medicações, fisioterapia, bloqueio sacroilíaco, radiofreqüência sacroilíaca e artrodese da articulação sacroilíaca.

Espondilolistese

Pode ser causada por uma fratura por estresse de uma vértebra, especialmente por conta de atividades esportivas que exercem muito estresse e tensão nas costas ou esticam demais a coluna.

Dor lombar, dor ciática, alterações de sensibilidade como formigamento.

Tratamentos

Fortalecimento da musculatura do tronco; uso de medicações analgésicas e antinflamatória; há indicação do uso de órteses por um período e também pode ser feita cirurgia.

Estenose de Canal Lombar

Trata-se do estreitamento do canal vertebral na região lombar.

Causa dor, choques e formigamento em suas pernas, mas também pode causar dor nas costas, perda de sensibilidade nas pernas e às vezes problemas com a bexiga (dificuldade de urinar/perda de urina) ou função intestinal(constipação).

Tratamentos

Pode ser realizado como o uso de coletes, fisioterapia, fortalecimento muscular e manejo da dor com uso de medicações analgésicas ou mesmo infiltrações e até cirurgia.

Fraturas Por Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

As lesões mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão, que levam a problemas de coluna e à diminuição da estatura e as fraturas do colo do fêmur, punho (osso rádio) e costelas. Nas fases em que se manifesta, a dor está diretamente associada ao local em que ocorreu a fratura ou o desgaste ósseo.

Tratamentos

Medicamentos, exercício físico e orientações quanto a prevenção de queda, uso de coletes, fisioterapia, cifoplastia e vertebroplastia.

Hérnias de Disco

Resultado do desgaste dos discos intervertebrais, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna, provocando dor intensa. Pode ocorrer nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

A doença pode ser assintomática ou, então, provocar dor de intensidade leve, moderada ou tão forte que chega a ser incapacitante. Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa.

Tratamentos

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.Medicação, fisioterapia, infiltrações guiadas por radioscopia ou tomografia e cirurgia.